Geralmente ao nos deparar com esses casos, costumamos ficar escandalizados com os fatos, achamos um absurdo isso acontecer, mas será que estamos isentos de sermos corruptos?
É muito comum as pessoas tentarem resolver as coisas no famoso "jeitinho brasileiro", desde crianças aprendemos a omitir algumas coisinhas, fazer uma chantagenzinha aqui , uma propinazinha acolá, segredinhos, mentirinhas, às vezes "pegamos algumas coisas emprestado sem pedir" e sem devolver, às vezes esquecemos algumas coisas que na verdade não dá pra esquecer, fazemos vista grossa a outras e etc...
A corrupção é ato de corromper, romper é quebrar algo que estava íntegro, sempre que fazemos alguma coisa que sabemos que não é correto de certa forma estamos sendo corruptos, a pureza da nossa mente é quem revela o nosso caráter, se amamos mais o dinheiro, o poder que nossa dignidade, podemos até passar por honesto na pobreza, mas nas primeiras oportunidades poderemos ser corruptos. Por isso muitas pessoas criticam aqueles que estão em cargos políticos ou de liderança, mas quando chegam lá, não conseguem se conter perante as tentações de ganhar dinheiro fácil ou de abuso de poder.
O que deveríamos fazer é nos conscientizarmos e reconhecer as nossas limitações e desejos, amar mais a vida, as pessoas, os animais, a nossa casa por mais simples que ela seja, procurar a beleza nas coisas simples, o prazer de viver, de ser diferente, de ser único, nos maravilhar com a natureza e tentar crescer com o fruto do nosso trabalho e dos nossos méritos pessoais e não nos deixar corromper.